AS NECESSIDADES HUMANAS

necessidades humanas

Tempo de leitura: 13 minutos |

Conheça as 6 necessidades humanas básicas

Todas as nossas ações têm como motivo mais profundo satisfazer as necessidades humanas. São elas: Certeza, Incerteza, Conexão, Reconhecimento, Crescimento e Autorrealização.

A primeira necessidade é a Certeza. Queremos ter a certeza de evitar a dor e de buscar o prazer, por isso fazemos o que fazemos. A busca pela certeza, pela segurança, pelo conforto é garantia daquilo que é fundamental, básico e indispensável para a nossa sobrevivência. Buscamos certeza em nosso relacionamento, em nosso ambiente físico e até mesmo quando comemos.

Veículos alternativos das necessidades humanas

Os veículos que satisfazem as necessidades humanas podem ser positivos, negativos ou neutros. Ser fiel, buscar um relacionamento sólido é uma forma positiva de satisfazer a certeza de que é amado. Já comer alimentos que não lhe façam mal e que satisfaçam sua fome é uma forma neutra. Enquanto acender um cigarro, para sentir segurança e certeza de mudar o estado emocional, é uma forma negativa, por motivos óbvios. Por isso, pense em quantas ações em sua vida são feitas para garantir certeza ou conforto. Elas são positivas?

Paradoxalmente, a segunda necessidade é a Incerteza. Certeza faz sua vida funcionar, mas a Incerteza faz sua vida valer a pena. Temos a necessidade de mudar nossos estados internos, de experimentar uma variedade de ações e sensações físicas e emocionais. E buscamos isso de várias maneiras!

Alguns buscam mudando de trabalho, de cidade, de condições de vida, ouvindo música ou praticando esportes. Outros buscam variedade ou incerteza por meio do álcool, das drogas, brigas, provocações ou da violência.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD), 32% dos adultos que bebem referiram já não ter sido capazes de conseguir parar depois de começar a beber. E mais de um terço dos usuários adultos foram identificados como dependentes. Na adolescência, os índices de dependência alcançam 10% entre usuários.

Também há aqueles que, ainda que secreta ou inconscientemente, irão sabotar seus relacionamentos em troca de satisfazer a necessidade de incerteza ou variedade. Na busca dessa necessidade, sabotam o amor e a conexão, para que possam viver a variedade de diferentes situações. Essa é uma maneira negativa de satisfazer a necessidade de variedade. Uma forma positiva seria praticar esportes, viajar, ouvir música ou dançar, por exemplo.

Busque a incerteza e a variedade em sua vida, sim! Porém procure veículos positivos que satisfaçam essa necessidade, procure atividades que além de garantir a incerteza que todos nós precisamos para dar um tempero em nossas vidas, ainda elevam os nossos padrões para um novo patamar.

A terceira necessidade é o Reconhecimento. É a necessidade de se sentir reconhecido, preferido, desejado, superior, significante, valorizado e exclusivo. Claro que as mulheres também têm essa necessidade, porém ela é predominante nos homens, por conta simplesmente de uma pré-disposição bioquímica. A verdade é que todos temos a necessidade de nos sentirmos importantes e especiais de alguma forma, de sabermos que aquilo que fazemos, temos ou somos tem importância, é valorizado ou no mínimo notado.

Infelizmente uma competição acirrada na empresa, a busca pelo reconhecimento individual muitas vezes pode prejudicar o trabalho em equipe e os resultados globais. Portanto, é necessário apenas ter atenção para entender se o veículo que você utiliza para satisfazer sua necessidade de se sentir importante está sendo positivo neutro ou negativo.

A quarta necessidade é a da Conexão. Fazer parte de um todo, de amar e ser amado, enfim, de estar conectado com alguém ou com alguma coisa. Se você está vivo hoje é porque alguém amou você, pelo menos o suficiente para cuidar de você quando você não podia fazer isso por si mesmo.

Biológica e geneticamente, a natureza predispõe as mulheres, por exemplo, por meio da ocitocina. Esse “hormônio do amor” é evidenciado pela maior das conexões: o momento em que uma mãe alimenta pela primeira vez o seu filho. Quer maior exemplo de conexão do que esse?

A necessidade de conexão constitui um dos instrumentos mais poderosos utilizados pela evolução para a criação, crescimento e perpetuação da espécie. Poucas coisas nos tornam mais humanos do que nossas ações em busca de contato e proximidade.

Crescimento e Autorrealização

Apenas algumas pessoas conseguem, de forma sábia, equilibrar e satisfazer as quatro primeiras necessidades humanas, tornando-as capazes de buscar as duas últimas: Crescimento e Autorrealização, que acabam sendo escolhas feitas por indivíduos com certo grau de consciência avançada.

A quinta necessidade é o Crescimento. Se observarmos atentamente a natureza, veremos que tudo está em crescimento. O que não cresce morre, é eliminado. Animais que não se adaptaram às mudanças climáticas, por exemplo, foram naturalmente extintos.

A necessidade de crescimento faz parte da essência dos seres que buscam a evolução. Crescer como ser humano, crescer espiritualmente. Crescer significa contribuir, ter compaixão, perceber que somos parte de um único todo. Crescer significa amar incondicionalmente.

Quando temos uma inquietude interior que nos faz estudar, ler um livro, estamos de fato satisfazendo a necessidade de crescimento. Uma necessidade que, infelizmente, apenas algumas pessoas buscam.

A sexta necessidade é a Autorrealização. Ela é acessível apenas para pessoas que passaram a ter consciência de seus atos, escolheram veículos positivos para satisfazer as necessidades básicas. Para satisfazer a incerteza, buscaram o esporte ao invés de usar drogas, por exemplo. Para satisfazer a necessidade de Conexão, ao invés de relacionamentos superficiais e passageiros, buscaram relacionamentos sólidos com escolhas conscientes.

Por isso, a Autorrealização é uma necessidade num âmbito mais espiritual. Nada tem a ver com religião e sim com conhecer a si mesmo. Nada tem a ver com crenças e sim com silêncio, com paz interior, com se sentir realizado, completo e parte de um todo, saber que não somos apenas nossos pensamentos e egos e sim seres profundamente amplos e capazes. Capazes de amar, de compreender, de sentir compaixão, gratidão e de fazer uma diferença. Seres de luz.

Pessoas autorrealizadas conseguem se manter em estado de consciência e não se identificam com brigas, violência, com discussões e com problemas pequenos. Cá entre nós, num sentido mais amplo da existência, qual problema não é pequeno? Visto que todos são efêmeros.

Torço para que você possa fazer parte, se já não faz, desse time de pessoas que buscam Crescimento e Autorrealização como objetivos primordiais em suas vidas.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

2 Comments

  1. Eddie Gantner

    Olá! Eu seria capaz de jurar que já estive neste website antes, porém depois de ler este eu entendi que é novidade para mim. Felicidade.

    1. Rodrigo Cardoso

      Olá Eddie, tudo bem com você?
      Gratidão pelo carinho! 🙏🏻
      Forte abraço!
      Rodrigo Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *